Cuba parece ter desbloqueado o acesso na ilha ao site da popular blogueira Yoani Sánchez e a outras páginas que fazem críticas ao governo comunista.
O acesso ao blog Generación Y (www.desdecuba.com/generaciony/), muito lido fora de Cuba, estava bloqueado desde 2008 para os cubanos.
"Abriu-se um buraquinho na longa noite da censura. Meu blog Generación Y volta à luz insular", disse Sánchez em mensagem postada no Twitter na madrugada de terça-feira.
"A grande pergunta agora é quanto durará. Voltarão a lançar sobre mim o fechamento do boicote digital?", acrescentou ela em outra nota.
Outros blogs hospedados na plataforma Vozes Cubanas, administrada por Sánchez, também estavam disponíveis na terça-feira para usuários em Cuba.
As razões da liberação não ficaram imediatamente claras. Funcionários do governo cubano não estiveram disponíveis para comentar a aparente mudança de política.
Sánchez é muito popular fora de Cuba. Seu blog é traduzido para mais de 15 idiomas, e sua conta no Twitter superou nesta semana os 100 mil seguidores.
Cuba qualifica Sánchez e outros blogueiros críticos como "cibermecenários" a serviço dos Estados Unidos e de outros inimigos do regime.
Segundo um vídeo postado na semana passada na Internet, as autoridades cubanas temem que os Estados Unidos estejam promovendo o uso de redes sociais como Facebook e Twitter para incitar uma insurreição.
O vídeo, aparentemente gravado numa conferência para funcionários do Ministério do Interior, diz que a Internet é o novo campo de batalha entre Cuba e os Estados Unidos.