Os governos de Cuba e da França assinaram neste sábado, em Havana, um acordo de cooperação contra as doenças infecciosas, medida que precede a visita que o presidente francês, François Hollande, realizará amanhã à ilha.
O documento foi assinado pelos ministros da Saúde de Cuba, Roberto Morales, e da França, Marisol Touraine, que se somará à delegação oficial que acompanhará Hollande na passagem de pouco mais de 24 horas em Havana, informou a Agência de Informação Nacional.
Os países assinaram hoje uma carta de intenção para “aprofundar” a cooperação em relação à segurança sanitária, através de ações de “detecção, acompanhamento, prevenção e atendimento à doenças infecciosas”, explicou a fonte.
“Também se trabalhará na otimização e aplicação do Regulamento Sanitário Internacional para dar resposta a casos de possíveis epidemias”, acrescentou.
Hollande chegará a Cuba na noite deste domingo e na segunda-feira cumprirá uma acirrada agenda que inclui uma reunião com o presidente cubano, Raúl Castro, uma conferência na Universidade de Havana e a inauguração da nova sede da Aliança Francesa na cidade.
Além da visita a Cuba, Hollande viajará também pelas Antilhas francesas e o Caribe, concluindo a passagem pela região na próxima terça-feira no Haiti.