Nova Iorque (EFE) Cuba obteve ontem um apoio significativo na Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU): 182 países aprovaram uma resolução que pede o fim do embargo econômico e comercial dos Estados Unidos sobre a ilha caribenha. Dos 191 países representados na Assembléia Geral das Nações Unidas, quatro votaram contra a resolução (EUA, Israel, Palau e Ilhas Marshall) e um se absteve (Micronésia).
Esta é a 14.ª vez que Cuba apresenta uma resolução que pede o fim do embargo comercial. No entanto, o país nunca havia recebido um apoio tão grande. Desde que a ilha apresentou a primeira moção desse tipo, em 1992, o apoio à demanda foi aumentando, de modo que, no ano passado, obteve o respaldo de 179 países, um dos maiores já obtidos.
A resolução aprovada ontem não é de cumprimento obrigatório. O documento condena os efeitos da legislação norte-americana conhecida como lei Helms-Burton, de 1996, que endurece o embargo à ilha caribenha imposto por Washington no início da década de 60.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião