• Carregando...
Raúl Castro (esquerda) e Felipe Calderón vestem guayaberas | Ronaldo Schemidt/AFP
Raúl Castro (esquerda) e Felipe Calderón vestem guayaberas| Foto: Ronaldo Schemidt/AFP

Havana - Se abertura é a palavra da moda no regime cubano, a nova tendência oficial são as guayaberas, uma camisa social com quatro bolsos na frente. A partir de agora, autoridades de Cuba devem se vestir em eventos oficiais com esse tipo de camisa.

Assim como a economia in­­formal que o Estado decidiu formalizar para os 500 mil funcionários públicos que serão demitidos até março, a guayabera já existe há décadas nas quentes ruas do país caribenho.

O decreto oficial poupa os ex-combatentes da Revolução Cuba­­na dos anos 1950 de decidirem sobre as cores ao mesmo tempo em que decreta o fim do verde militar. Os homens devem usar gua­­yaberas brancas de manga longa. As mulheres comunistas são mais livres e podem variar em cor e estilo.

Os tecidos continuam tradicionais: algodão e linho, que combinam com os chapéus de palha usados por capitalistas e socialistas de todo o mundo en­­quanto fumam charutos cuba­­nos que, mudem ou não o gos­­to dos antenados, conti­­nuam o símbolo do glamour.

"A guayabera faz parte da história de nosso país por mui­­to tempo e constitui uma das mais autênticas e legítimas expressão do cubanismo", de­­creta o Estado.

Quem quiser copiar o estilo, pode buscar inspiração nos "trendsetters" Raúl e Fi­­del Cas­­tro. Ambos já usam e abusam do "cubanismo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]