Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Direitos Humanos

Cuba libertará mais dissidentes, diz esposa de preso

Os 13 últimos dissidentes cubanos presos desde 2003 serão libertados em um mês, no primeiro sinal de que o governo cubano continuará com o processo, apesar do prazo pactuado com a Igreja Católica ter chegado ao fim. Alejandrina García, esposa do dissidente Diosdado González, disse que seu marido recebeu a visita de um funcionário do governo na última terça-feira na prisão do Combinado del Sur, na província de Matanzas, e recebeu a notícia.

"O funcionário disse a ele que os presos serão libertados e que o compromisso do governo ainda é válido. Os 13 presos que não querem viajar ao exterior, segundo ele, serão soltos entre 15 e 30 dias", disse Alejandrina García. O governo cubano não forneceu informações sobre a libertação dos 13 presos.

González, um eletricista de 47 anos, cumpre sentença de 20 anos de prisão por suas atividades como dissidente político. Ele é um dos 75 dissidentes políticos que foram presos em 2003. Em 7 de julho, a Igreja Católica anunciou que havia fechado um acordo com o governo cubano para que 52 dissidentes fossem libertados, ao longo de quatro meses, e pudessem viajar à Espanha. O governo cubano libertou 39 dissidentes. Todos se exilaram na Espanha com suas famílias. Os 13 restantes, incluído González, recusam-se a deixar Cuba.

Laura Pollán, que chefia o grupo Damas de Branco, formado pelas esposas de vários dissidentes presos, disse recentemente que teve reuniões com funcionários da Embaixada da Espanha em Havana e da Igreja Católica. "Eles nos disseram para esperarmos uns dias porque o acordo não foi rompido e o processo de libertação continua, apesar do prazo (de quatro meses) ter acabado", disse Pollán. As informações são da Associated Press.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.