HAVANA - Uma vacina pentavalente infantil cubana está em fase de estudos clínicos finais, durante a qual será aplicada em 580 crianças de vários municípios do centro da ilha, informaram nesta quarta-feira os responsáveis pelo estudo. A dose imunizará contra o tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e a 'haemophilus influenzae', uma bactéria responsável por doenças graves como a meningoencefalite e a pneumonia.
Na primeira fase do ensaio clínico, as crianças com entre seis e dez semanas receberam uma dose da vacina. Em seguida, receberam outras duas, separadas por intervalos de dois meses, explicou o cientista à frente do projeto, Justo Rodríguez.
A aplicação da vacina combinada não teve reações adversas. Os únicos efeitos colaterais registrados foram manifestações habituais nestes casos, como febre em 78% dos imunizados, explicou o especialista em epidemiologia. Rodriguez disse ainda que sua equipe conseguiu obter resultados semelhantes aos conseguidos pela vacina do laboratório Glaxo Smith Kline, até agora a única no mundo para prevenir essas doenças.
O pesquisador cubano disse que atualmente são analisadas no Centro de Ensaio Imunológico da província central de Sancti Spíritus as amostras de sangue colhidas um mês após aplicação da última dose. O objetivo do exame é conhecer a quantidade de anticorpos apresentados pelas crianças para prevenir as doenças que a vacina pretende combater.
O teste da vacina foi realizado nos municípios de Santa Clara, Sagua la Grande, Ranchuelo e Placetas. Os resultados devem ser conhecidos antes do fim de 2005.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião