• Carregando...

Curitiba – Mais de 70% dos cubanos querem votar para decidir quem irá suceder Fidel Castro, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Republicano Internacional, com sede nos Estados Unidos. Uma das revelações do estudo é a correlação entre idade e educação e o nível de suporte a mudanças políticas e econômicas. Quanto mais jovem e educado o entrevistado, maior o suporte por eleições com vários partidos e o direito de escolher o presidente (hoje, o Parlamento formado por pouco mais de 600 deputados escolhe o comandante-em-chefe).

O maior problema de Cuba, apontado por 43% dos entrevistados, é o baixo salário e o alto custo de vida. Outros 18,2% citaram a falta de liberdade e 11,6% a falta de comida. Sobre a mudança para uma economia de mercado, há uma grande diferença de opiniões: 83% acham que a vida deles melhoraria e apenas 9,6% acham que situação ficaria pior do que é hoje.

Em relação ao sistema político, 76,3% dizem que um sistema em que vários candidatos de diferentes partidos pudessem concorrer é mais desejável do que o atual sistema. Sobre qual seria o melhor tipo de governo para resolver os problemas atuais do país, 42,7% não responderam.

"Há uma questão de cultura, tanto tempo vivendo sob este governo que o povo não sabe o que é democracia. Num Estado socialista, o monitoramento é muito forte. Qualquer pessoa que se manifesta a favor da democracia pode ser punido. Há pressões por questões banais por tentativa de liberdade de expressão ", avalia Hugo Eduardo Meza Pinto, especialista em integração da América-Latina.

Entre aqueles que acreditam que a situação de Cuba é semelhante a de algum outro país, 39,6% acreditam que esse país é a Venezuela. Outros 18,6% e 16,2% acham que a situação em Cuba é parecida com a da Bolívia e da China, respectivamente.

O estudo foi realizado entre 5 de setembro e 4 de outubro passado e 584 cubanos de 14 das 15 províncias do país foram ouvidos. Foram contratados e treinados cidadãos de diferentes países da América Latina para realizar a pesquisa em solo cubano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]