Nova Iorque Mulheres dirigentes de todo o mundo vão se reunir hoje e amanhã, em Nova Iorque, para uma primeira cúpula voltada para analisar as conseqüências de sua crescente presença em postos de poder.
As presidentes deste fórum, que será realizado em um hotel de Manhattan sob o lema "Mulheres dirigentes e segurança mundial" são a ex-chefe de Estado irlandesa, Mary Robinson, e a ex-primeira ministra canadense, Kim Campbell. Deputadas, presidentes de associações, ministras, diplomatas, cientistas, confirmaram participação. As que recusaram o convite, como a aspirante democrata à eleição presidencial americana, Hillary Clinton, o fizeram por motivo de agenda, garantem as organizadoras. "Vemos atualmente mulheres dirigentes em todos os níveis, nas empresas, nas comunidades locais, na liderança de Estados. Queremos reunir estas forças para criar uma diplomacia coletiva", declarou a ex-presidente irlandesa, Mary Robinson (1990-1997)
Durante dois dias, a conferência tentará "lançar um processo que permita às mulheres dirigentes canalizar seus esforços e colocar em marcha ações coletivas no terreno da segurança mundial", afirmou Robinson.