O Peru anunciou nesta terça-feira (8) que a cúpula com países árabes prevista para este mês em Lima foi adiada para a segunda quinzena de abril devido à tensão política de vários países desta região.
A Cúpula Empresarial da América do Sul e Países Árabes (Aspa) acontecerá em 19 e 20 de abril, depois da eleição presidencial de 10 de abril no Peru.
"Foi adiada a cúpula Aspa, (mas) vamos ter a visita do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (Ban Ki-Moon)", disse o chanceler peruano, José Antonio García Belaunde, à emissora de rádio RPP.
Belaunde se referiu a uma visita oficial que Ban Ki-Moon fará ao Peru de 14 a 16 de fevereiro.
O Egito segue sendo o epicentro de uma onda de protestos no mundo árabe, com milhares de pessoas pedindo a saída do presidente Hosni Mubarak, que está no cargo há 30 anos.
Na terça-feira, os egípcios fizeram uma das maiores manifestações em duas semanas pela renúncia imediata de Mubarak, apesar de o vice-presidente ter anunciado um plano e um calendário para a transferência pacífica de poder.
Também na região árabe, uma manifestação popular na Tunísia com a ajuda do Exército conseguiu derrubar em 14 de janeiro o presidente Zine al-Abidine Ben Ali após 23 anos no poder.