Mar del Prata ( folha Press) – O documento final da 4.ª Cúpula das Américas registrou o impasse na discussão sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Os 34 países do continente – à exceção de Cuba – ficaram divididos em dois grupos.

CARREGANDO :)

De um lado, 29 países defendendo um cronograma para sua implementação, e de outro, o Mercosul e a Venezuela preferindo esperar as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), em dezembro, para avançar no diálogo. O documento final inclui parágrafos referentes à Alca – divididos em três pontos, que incluem a sugestão do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, de uma nova reunião dos negociadores, ainda sem data marcada, para avaliar as discussões sobre o livre comércio no continente.

O mesmo documento inclui declaracões de solidariedade ao Haiti, referências à importância da manutencão da governabilidade na Bolívia, e o destaque para a importância da geracão de trabalho.A criação de emprego, é a parte mais extensa e detalhada do documento final. Nela, ressalta-se, por exemplo, a importância do crescimento com igualdade social, a necessidade de apoio às pequenas e médias empresas e a geração de postos de trabalho como forma de combater a pobreza. A próxima reunião da Cúpula das Américas será em 2006 em Trinidad e Tobago.

Publicidade