As unidades antiterroristas do Curdistão iraquiano, região autônoma localizada no Iraque, interceptaram nesta quinta-feira (18) um drone-bomba que tinha como alvo uma base da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos perto do Aeroporto Internacional de Erbil, sua capital, ação que foi reivindicada pelo milícia extremista pró-Irã Resistência Islâmica no Iraque.
"Às 23h06, horário local (17h06 em Brasília), um drone enviado por grupos fora da lei contra a coalizão global rumo à base militar do EI no Aeroporto Internacional de Erbil foi abatido e destruído", disse a diretoria-geral de Combate ao Terrorismo do Curdistão iraquiano em comunicado.
A Resistência Islâmica no Iraque reivindicou a responsabilidade pelo ataque também em comunicado, como já havia feito anteriormente em ataques semelhantes contra os interesses dos EUA em Iraque e Síria.
O incidente aconteceu dias depois que a Guarda Revolucionária Iraniana atacou Erbil com mísseis balísticos, matando pelo menos quatro pessoas.
As forças americanas responderam com vários ataques de retaliação contra grupos que eles culpam por estas agressões.