Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
grupo radical

Curdos recuperam 4 mil km das mãos do EI

As forças curdas recuperaram ontem o controle de 4 mil quilômetros quadrados da província de Al Hasaka, no nordeste da Síria, que estavam sob domínio do grupo radical Estado Islâmico (EI). As milícias curdo sírias tomaram a estratégica cidade de Mabruk, a sudoeste da cidade de Ras al Ain.

Em Mabruk, na fronteira com a província síria de Al Raqqah, está um dos quartéis do EI na região. Com a conquista, os soldados curdos abrem o caminho para progredirem em direção a Tel Abiad, entre Al Raqqah e a Turquia. A ofensiva dos curdos começou há 20 dias.

O progresso dos curdos por terra foi acompanhado dos bombardeios da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, contra posições do EI na Síria.

“Recuperamos o controle de um total de 221 povos de Al Hasaka, entre eles os 15 onde vivem os assírios”, informou o Conselho Militar Siráaco Sírio (CMSS), uma milícia cristã que colabora com os soldados curdos. Na terça-feira, os exércitos da Síria e do Iraque começaram uma grande ofensiva contra o EI, que domina áreas nos dois países. 

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.