Curitiba A prefeitura de Curitiba anunciou na semana passada que a capital terá mais câmeras de segurança. Até o fim deste ano, pelo menos 20 serão instaladas na região central da cidade. O Centro Histórico ganhará 14 câmeras, enquanto a Rua Marechal Deodoro terá outras seis.
A meta de médio prazo da prefeitura inclui a instalação de 77 câmeras nos bairros principalmente em praças, terminais de ônibus e parques. Sem contar as câmeras privadas, Curitiba tem hoje 14 câmeras ao longo da Rua XV e uma outra na Rodoviária.
Além de monitorar a segurança, o equipamento ao longo da Rua Marechal Deodoro poderá também auxiliar no controle do tráfego de veículos.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, as ocorrências de assaltos na Rua XV reduziram pelo menos 80% desde que o sistema de vigilância foi instalado em outubro de 2000. "Acredito que o sistema está sendo eficiente. Não só o monitoramento é importante, mas também ter uma boa estrutura de resposta."
Santos comenta que a prefeitura irá propor parcerias com a iniciativa privada para a instalação de mais câmeras na capital. Os modelos utilizados (de alta definição) podem identificar inclusive placas de carro e custam em média R$ 15 mil cada.