Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cerimônia

Dalai Lama inaugura templo budista na França com Carla Bruni

Carla Bruni recebeu um lenço branco de Dalai Lama, em seguida participou de uma procissão | Pascal Guyot / Reuters
Carla Bruni recebeu um lenço branco de Dalai Lama, em seguida participou de uma procissão (Foto: Pascal Guyot / Reuters)

O Dalai Lama inaugurou, nesta sexta-feira (22), um templo budista no sul da França com a presença da primeira-dama francesa, Carla Bruni. A passagem do líder espiritual tibetano pelo país durante as Olimpíadas de Pequim foi considerada uma dor de cabeça para a França. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi duramente criticado por ameaçar boicotar os Jogos em resposta à repressão chinesa contra o movimento por mais autonomia para o Tibete.

Diante da pressão para que Sarkozy não recebesse o líder budista, foi a primeira-dama que acompanhou a inauguração do templo de Lerab Ling. Na chegada, ela recebeu um lenço branco de boas vindas e participou de uma procissão conduzida pelo líder espiritual budista.

Após a cerimônia, Carla Bruni conversou reservadamente com o Dalai Lama. Ele reafirmou à primeira-dama sua preocupação com as políticas chinesas no Tibete, dizendo que a repressão aumentou durante as Olimpíadas. O ministro de Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, que também participou da conversa, disse que "o Dalai Lama é sempre bem-vindo à França".

O chanceler foi a primeira autoridade do governo a se encontrar com o Dalai Lama em sua visita à França, iniciada no último dia 12. As autoridades chinesas haviam advertido sobre as "graves conseqüências" para as relações com a França caso Sarkozy recebesse o Dalai Lama.

Centenas de estudantes budistas encararam a chuva que caía no Sul da França para visitar Lerab Ling, um dos maiores templos budistas tibetanos do Ocidente. O Dalai Lama conduziu uma procissão de monges ao redor do templo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.