Hanói (Reuters) – Depois de matar 16 pessoas na sua passagem pela China, o tufão Damrey atingiu ontem o Vietnã, destruindo uma rede vital de diques marinhos em um longo trecho de litoral, do qual mais de 330 mil pessoas tiveram de ser retiradas.

CARREGANDO :)

As 16 vítimas fatais chinesas viviam na ilha de Hainan, onde o tufão passou na madrugada de segunda-feira. A maioria delas estava em prédios que desabaram ou foi atingida por árvores. As autoridades estimam prejuízos de 1,2 bilhão de dólares.

Uma pessoa morreu também na Província de Tranh Hoa, no Vietnã, quando tentava se amarrar ao telhado de uma casa, segundo o jornal estatal Tien Phong. O Vietnã viveu uma grande agitação nas horas anteriores ao tufão para retirar o máximo de pessoas possível. O Damrey – elefante, no idioma khmer (cambojano) – chegou à costa com ventos de 133 km/h.

Publicidade

A Tailândia emitiu um alerta contra enxurradas no norte e nordeste do país, pois os meteorologistas prevêem três dias de chuvas fortes até o desaparecimento do Damrey. Parte do Laos também deve ser atingida, assim como o Camboja, que sofre uma forte seca.