O tornado que devastou a cidade de Moore, vizinha de Oklahoma City, destruiu ou danificou cerca de 13 mil imóveis residenciais e o prejuízo total pode ultrapassar a marca de US$ 2 bilhões, informaram ontem autoridades locais. Trata-se da primeira estimativa mais clara dos danos causados pelo tornado de anteontem.
Calley Herth, porta-voz do Departamento de Seguro de Oklahoma, disse à Associated Press que a estimativa baseia-se numa análise visual da área devastada pelo tornado de segunda-feira, que avançou por uma faixa de 27 quilômetros.
Segundo a porta-voz, os prejuízos causados pelo tornado podem ser superiores aos de um fenômeno similar que em 2011 deixou 158 mortos em Joplin, no Missouri. Ela salientou que o tornado de Joplin, cujos custos alcançaram US$ 2 bilhões, percorreu uma faixa de terra menor que a do tornado de Moore.
Enquanto isso, 23 das 24 pessoas mortas pela catástrofe natural foram identificadas até o momento. Seis adultos continuam desaparecidos desde o tornado, disse Albert Ashwood, diretor da defesa civil de Oklahoma.