Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
confrontos

Darfur tem mês mais violento em dois anos, diz ONU

Imagem de 2009 mostra soldado nigeriano da Força de Paz em Darfur. Maio de 2010 foi o mês mais violento desde que a ONU começou a contar as mortes na região | Reuters
Imagem de 2009 mostra soldado nigeriano da Força de Paz em Darfur. Maio de 2010 foi o mês mais violento desde que a ONU começou a contar as mortes na região (Foto: Reuters)

Quase 60 pessoas morreram em confrontos envolvendo rebeldes e milícias tribais em maio em Darfur, no mês mais violento nessa região sudanesa desde que a ONU começou a contabilizar números, em janeiro de 2008.

A situação se agravou desde que o principal grupo rebelde de Darfur, o Movimento da Justiça e Igualdade, anunciou no começo de maio seu afastamento das negociações destinadas a encerrar o conflito de sete anos.

"Houve 491 mortes confirmadas e 108 mortes não confirmadas", disse uma fonte da Unamid (força de paz da ONU e da União Africana).

A cifra equivale a cerca de cinco vezes o número médio de mortes em 2009, segundo Alex de Waal, especialista em Sudão, que relatou o aumento no seu blog "Making Sense of Sudan" (blogs.ssrc.org/sudan/).

O conflito opõe rebeldes subsaarianos a milícias árabes patrocinadas pelo governo. O Ocidente acusa o governo local de genocídio, algo que Cartum nega. O Tribunal Penal Internacional já decretou a prisão do presidente do país, Omar al Bashir.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.