Desde que as sondas que estudam Marte começaram a enviar fotos do Planeta Vermelho, ainda na segunda metade do século passado, elas abriram margem para as mais diversas interpretações, algumas bem engraçadas e conspiratórias. Com lentes de melhor resolução, mais recentemente, isso se intensificou.
A última delas é a de um suposto urso polar. Grupos que defendem a existência de vida extraterrestre disseram nesta semana ter visto um deles em uma das imagens da cratera de Gale captada pela Curiosity, uma das sondas que explora o planeta.
O site UFO Sighting Daily aponta até que pretende alertar as Nações Unidas sobre o achado. “Essa criatura tem pelos como é visto nas sombras”, disse o editor da página, Scott Waring, nesta semana.
Embora a maioria destas imagens seja, provavelmente, de formações rochosas, não há como negar semelhanças com objetos, rostos e animais terráqueos. Mas não há motivo para susto, já que a Nasa, que não comenta cada foto individualmente, disse em agosto que tais fenômenos são de pareidolia -- no qual o cérebro é tentado a acreditar que determinado objeto é outro com base em uma referência externa.
Relembre algumas destas imagens que fizeram sucesso:
A imagem captada pela Viking 1 é uma das mais clássicas e lembra um rosto humano. Registrada em 1976, ela permaneceu cercada de mística até 1998, quando fotos em melhor resolução mostraram se tratar de mais uma formação rochosa.
Em junho, uma imagem de pirâmide em solo marciano rendeu boa discussão. Mas os cientistas logo fizeram questão de desmistificá-la, já que a formação não é gigantesca como as nossas -- a formação rochosa tem, no máximo, o tamanho de um carro.
Neste mês, muitas pessoas disseram ter visto uma suposta estátua de Buda no Planeta Vermelho -- mas esta imagem exige boa dose de imaginação para ser percebida. A foto é da sonda Curiosity.
Em 2008, uma imagem da Spirit circulou na web graças a um humanoide supostamente percebido por muitos curiosos. Cientistas logo creditaram a imagem a uma rocha (estranha, é verdade!).
Em janeiro deste ano, alguns perceberam algo a mais em uma imagem da Curiosity captada em 2012. Segundo algumas versões, a sombra projetada seria de um alien mexendo na sonda norte-americana. Todavia, outros ângulos, que mostram somente a sombra do veículo espacial, foram divulgados pela agência norte-americana para pôr fim às especulações.