Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
corrida presidencial

De ônibus, Obama dá largada para reeleição

Obama começa excursão por Iowa, onde ele  deu partida para a eleição em 2008 | Saul Loeb/AFP
Obama começa excursão por Iowa, onde ele deu partida para a eleição em 2008 (Foto: Saul Loeb/AFP)

Washington, EUA - O presidente Barack Obama começará hoje uma excursão de ônibus pelo Meio-Oeste dos Estados Unidos com a esperança de deixar para trás dúvidas sobre sua liderança em Washington. Mas a viagem de três dias pelos estados de Iowa, Minnesota e Illinois, considerados chave para a campanha de reeleição, em 2012, poderá colocá-lo diante de eleitores furiosos com uma desorganização política na capital norte-americana. Iowa, por onde Obama começou sua viagem rumo à Casa Branca, em 2008, recentemente recebeu candidatos republicanos que atacaram agressivamente o presidente.

A Casa Branca diz que Obama fará a tour para ouvir as preocupações da população quanto a economia e conversar sobre a criação de empregos. O giro, com tom de campanha, testará a capacidade do democrata em arregimentar apoio, enquanto o lado republicano também começa a se organizar.

O republicano Rick Perry, que governa o Texas, entrou para a corrida presidencial, bus­­­can­­do a indicação do partido. Ele deve se juntar a Mitt Romney e Michele Bachmann como os três fortes candidatos da oposição. Bachmann venceu uma sondagem no sábado em Iowa, o primeiro grande teste para os candidatos republicanos.

Fora de jogo

O ex-governador do Minnesota Tim Pawlenty desistiu ontem de disputar a candidatura republicana à Casa Branca em 2012, informou a imprensa norte-americana. P awlenty apareceu em terceiro numa votação prévia em Ames, Iowa. Esta é considerada um teste de força para os candidatos que querem a nomeação presidencial republicana.

Alguns especialistas esperavam que Pawlenty fosse se destacar na campanha, mas ele não conseguiu impulso nesses primeiros passos da corrida. Ele estava na lista de John McCain para ser candidato a vice-presidente em 2008, quando era um popular governador em segundo mandato em Minnesota.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.