Paris Cientistas franceses conseguiram revelar como as bactérias geram resistência aos antibióticos. A pesquisa quer impedir a transmissão de bactérias no futuro, informaram ontem os dois centros responsáveis.
Segundo comunicado divulgado pelo Instituto Pasteur e o Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS, em francês), o estudo mostra a existência de uma espécie de código molecular, até agora desconhecido, que permite explicar a capacidade de desenvolver resistência através de dois mecanismos.
O primeiro mecanismo, chamado transmissão vertical, consiste em uma mutação no material genético bacteriano que permite a uma cepa desenvolver a habilidade de se proteger.
O outro, mais comum e problemático, é a aquisição, pela bactéria, de uma informação genética através de uma série de elementos móveis, denominados integrões. Essa informação é transmitida por outra bactéria patógena que já adquiriu esta resistência uma transmissão horizontal.
"A resposta à resistência das bactérias aos antibióticos não poderia ser a invenção de um novo remédio, mas tinha de partir da base" do problema, explicou o co-diretor do estudo, Desmuj Gopaul.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp