O presidente dos EUA, Barack Obama, planeja anunciar o número de tropas a serem enviadas para o Afeganistão num discurso à nação em 1º de dezembro, informou a National Public Radio (NPR, rede de emissoras públicas de rádio). Citando fontes não identificadas, a NPR disse que haverá um considerável aumento das tropas, mas não deu detalhes.
Segundo a rede, o plano é que o secretário de Defesa, Robert Gates, o chefe do Estado-Maior Conjunto, almirante Michael Mullen, e o principal comandante das forças no Afeganistão, general Stanley McChrystal, compareçam a uma audiência no Congresso logo depois que Obama fizer o anúncio.
Na noite desta segunda-feira (23), Obama esteve reunido durante duas horas com os integrantes de gabinete de guerra para discutir as estratégias em relação à Afeganistão. Mais cedo, o porta-voz Robert Gibbs disse que a decisão sobre as tropas poderia ser anunciada já na semana que vem. Ele acrescentou que o presidente não faria o anúncio durante a semana do feriado de Ação de Graças, que é celebrado nesta quinta-feira.