Líderes palestinos declararam-se neste sábado (10) indignados com os comentários do aspirante republicano à Casa Branca Newt Gingrich. Segundo o político conservador, os palestinos são "um povo inventado".
O dirigente palestino Nabil Abu Rudeina qualificou o comentário de Gingrich como "infeliz" e o chamou de "ignorante". O porta-voz do governo de Gaza, Fawzi Barhoum, disse que Gingrich demonstrou "genuína hostilidade" aos palestinos com comentários "vergonhosos". O primeiro-ministro da Cisjordânia, Salam Fayyad, sugeriu ao político norte-americano que vá estudar história. Rudeina e Fayyad são filiados ao Fatah; Barhoum é do Hamas.
Os comentários de Gingrich, um ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA que viu sua carreira política cair em desgraça em meio a escândalos e agora regressa como aspirante à indicação do Partido Republicano para desafiar o presidente Barack Obama nas urnas em 2012, foram feitos durante uma entrevista ao canal norte-americano de televisão Jewish Channel.
Segundo Gingrich, os palestinos "não são um povo porque nunca tiveram um Estado e integravam o Império Otomano antes da criação de Israel". Ainda de acordo com ele, Obama "favorece os terroristas" ao colocar os palestinos em plano de igualdade com os israelenses. As informações são da Associated Press.
Deixe sua opinião