O deputado americano Emanuel Cleaver, do Partido Democrata, procurou ser inclusivo em termos de gênero e encerrou a oração de abertura do 117º Congresso americano, no domingo (3), com as palavras "Amen... and Awoman" - introduzindo a palavra 'mulher' na tradicional expressão.
A tentativa de Cleaver de usar linguagem neutra gerou reações e críticas de congressistas que apontaram que ele está errado em tentar definir um gênero para a palavra "amém", que significa "que assim seja".
"Infelizmente, fatos são irrelevantes para progressistas. Inacreditável", comentou o republicano Guy Reschenthaler, da Pensilvânia, em sua conta no Twitter ao compartilhar o vídeo da oração.
Segundo a imprensa americana, o caso ocorreu dias após um comitê da Câmara dos Representantes propor mudanças nas regras da casa para "honrar todas as identidades de gênero", eliminando palavras que indiquem gênero, como "mãe", "pai", "ele" e "ela" em troca de termos mais neutros.
O republicano Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara, disse ao comentar o caso que "a loucura radical começou". "Amen and awoman. Final de oração perfeito para um democrata da Câmara enquanto os democratas se concentram em segurança de gênero pela abolição de virtualmente todos os termos normais de gênero como 'pai e mãe'", criticou Gingrich pelo Twitter.
O deputado Emanuel Cleaver é pastor da United Methodist e foi encarregado de dizer as preces que abriram as sessões da Câmara dos Representantes. Os novos deputados tomaram posse no domingo e a democrata foi reeleita presidente da Câmara.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos