Washington - O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, fez sua primeira visita à Casa Branca na segunda-feira e aproveitou a reunião para pedir uma ação rápida do presidente George W. Bush para ajudar a indústria automobilística norte-americana, uma das mais atingidas pela crise financeira, informou o jornal The New York Times em sua edição de ontem.

CARREGANDO :)

O teor da conversa entre Obama e Bush não foi divulgado pelos assessores. O jornal, contudo, citando pessoas ligadas à discussão e assessores do democrata, afirma que o presidente republicano indicou que poderia apoiar algum tipo de medida de resgate para a indústria automobilística dos Estados Unidos se Obama e a maioria democrata no Congresso derrubarem a oposição ao tratado de livre-comércio com a Colômbia.

Veto

Publicidade

O acordo é um dos pilares da política econômica de Bush e foi vetado no Congresso pelos democratas que argumentam pelas conseqüências do tratado na economia enfraquecida dos EUA.

Os assessores de Obama e os democratas, contudo, não planejam derrubar o veto e podem simplesmente esperar até que Obama assuma oficialmente a Presidência, em 20 de janeiro. Ainda na campanha presidencial, Obama criticou o pacto com a Colômbia e disse que não o apoiaria.