Assessor democrata no Congresso disse que Biden tem se mostrado mais propenso a desistir da disputa eleitoral após pedidos de parlamentares| Foto: EFE/EPA/CAROLINE BREHMAN
Ouça este conteúdo

Fontes do Partido Democrata e da campanha do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmaram à Reuters que o mandatário está cogitando “muito seriamente” desistir da campanha pela reeleição, e que é apenas “uma questão de tempo” para que essa decisão seja anunciada.

CARREGANDO :)

As fontes ouvidas pela agência de notícias pediram anonimato. “Ele está realmente fazendo um exame de consciência, tenho certeza disso”, disse uma delas. “Ele está pensando sobre isso [deixar a campanha] muito seriamente.”

Outra fonte, um assessor democrata no Congresso, disse que Biden tem se mostrado mais propenso a desistir da disputa com o republicano Donald Trump depois que parlamentares do seu partido, como o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, conversaram com ele e fizeram esse pedido. “Parece que é uma questão de quando, não se [ele vai desistir]”, disse o assessor.

Publicidade

Um funcionário da campanha de Biden disse à Reuters o mesmo. “Sim, acabou. É só uma questão de tempo [o presidente anunciar sua saída da corrida eleitoral]”, garantiu.

Desde seu péssimo desempenho no debate contra Trump no último dia 27, que aumentou as especulações sobre sua saúde mental, Biden sofre pressão de doadores de campanha, órgãos de imprensa e colegas de Partido Democrata para desistir da disputa. Entretanto, por ora, diz que permanecerá na briga pela reeleição.

Numa entrevista na quarta-feira (17), Biden disse que a única situação em que cogitaria desistir de tentar a reeleição seria se médicos o avisassem de que ele tem uma “condição médica” grave, que o tornaria incapaz de exercer a presidência.

Pouco depois, a Casa Branca anunciou que o presidente testou positivo para Covid-19, o que o levou a suspender eventos de campanha.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade