Uma reportagem publicada nesta quarta-feira (3) pela agência Reuters apontou que a cúpula do Partido Democrata considera a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, como a principal alternativa para substituir o presidente Joe Biden, caso ele desista de tentar a reeleição.
Biden vem sendo pressionado a sair da disputa contra o republicano Donald Trump para a eleição de 5 de novembro desde o seu desempenho preocupante no debate da última quinta-feira (27).
A Reuters ouviu sete “fontes importantes” da campanha de Biden, da Casa Branca e do Comitê Nacional Democrata, que argumentaram que Kamala tem o melhor desempenho nas pesquisas entre os democratas cogitados “seriamente” para substituir o presidente na campanha.
Nesse caso, estaria sendo desconsiderada a ex-primeira-dama Michelle Obama, a única democrata que apareceu em pesquisas com desempenho acima de Biden (teria 11 pontos de vantagem sobre Trump), mas que não pretende disputar a presidência.
Entre os democratas cogitados “seriamente”, além de Kamala, estariam os governadores Gavin Newsom, da Califórnia, Gretchen Whitmer, do Michigan, e Josh Shapiro, da Pensilvânia. Porém, a vice-presidente seria claramente a favorita do establishment democrata.
Na terça-feira (2), Kamala descartou a possibilidade de substituir Biden. “Olha, Joe Biden é o nosso indicado”, disse, em entrevista à CBS News. “Vencemos Trump uma vez e vamos vencê-lo novamente, ponto final”, afirmou.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas
Deixe sua opinião