Os democratas tomaram o poder dos republicanos na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos e parecem estar perto de conquistar o Senado, onde a confirmação de uma vitória poderá ser atrasada devido a uma recontagem de votos no Estado da Virgínia.
O descontentamento da população com a guerra no Iraque, com corrupção e com o governo do presidente George W. Bush levou os democratas a ganhar cerca de 30 cadeiras na Câmara, após as eleições de terça-feira.
Em forte revés ao presidente e aos republicanos, os democratas conquistaram quatro de seis assentos no Senado que precisavam para ter maioria e estão na frente em outras duas disputas -- em Montana e na Virgínia. Se isso for confirmado, eles terão o controle das duas Casas do Congresso pela primeira vez em 12 anos.
Uma possível recontagem de votos e batalhas legais na Virgínia poderão atrasar o resultado final, trazendo à tona lembranças da eleição presidencial de 2000, cuja recontagem durou cinco semanas.
Na Virgínia, o democrata James Webb tem uma vantagem de 8.000 votos sobre o republicano George Allen. Dois milhões de pessoas votaram na região.
Em Montana, o democrata Jon Tester também tem uma pequena margem de vantagem em relação ao republicano Conrad Burns.
O presidente Bush concederá uma entrevista coletiva às 13h (16h, no horário de Brasília) para comentar os resultados eleitorais.
Todos os 435 assentos da Câmara, 33 dos 100 do Senado e 36 governos estaduais foram disputados no pleito.