Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Departamento de Justiça de Biden alerta Musk sobre sorteio ser possível “violação eleitoral”

Departamento de Justiça de Biden alerta Musk sobre sorteio com eleitores ser possível “violação eleitoral”
O empresário Elon Musk durante um comício de Trump na Pensilvânia no começo deste mês (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER)

Ouça este conteúdo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, sob a liderança do governo democrata de Joe Biden, advertiu o comitê de ativismo político do empresário Elon Musk, o America PAC, de que seu sorteio de US$ 1 milhão com eleitores registrados em estados-pêndulo pode estar suspostamente violando a legislação eleitoral federal vigente.

A informação foi divulgada pela emissora americana CNN nesta quarta-feira (23), citando fontes relacionadas ao assunto, e é baseada em uma carta da Seção de Integridade Pública do Departamento de Justiça, que investiga possíveis violações relacionadas às eleições.

O sorteio, anunciado por Musk neste final de semana durante um evento de campanha do republicano Donald Trump na Pensilvânia, visa premiar com US$ 1 milhão cidadãos selecionados aleatoriamente que assinarem uma petição em apoio às liberdades garantidas pelas Primeira e Segunda emendas da Constituição dos EUA. Segundo a CNN, especialistas em direito eleitoral expressaram preocupações sobre a legalidade da iniciativa, uma vez que a legislação federal proíbe pagamentos para incentivar o registro de eleitores.

De acordo com a CNN, não está claro quando Musk recebeu a notificação do Departamento de Justiça e se isso influenciou de alguma forma alterações na abordagem do sorteio. Musk, um apoiador do ex-presidente Trump, tem investido milhões na candidatura do republicano enquanto busca aumentar o registro de eleitores em áreas estratégicas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.