O deputado português André Ventura, líder do partido de direita Chega, que recentemente se consolidou como a terceira maior força do Parlamento de Portugal, teceu críticas contra o governo brasileiro nesta sexta-feira (10) por causa da tragédia que está ocorrendo no sul do país, devido as enchentes que ocorrem no estado do Rio Grande do Sul.
Ventura, por meio de uma publicação com vídeo feita no seu perfil do X (antigo Twitter), disse que o governo do Brasil, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está tentando “esconder a grande tragédia que muitos brasileiros” estão vivendo no sul do país neste exato momento.
“O governo do Brasil está tentando esconder a grande tragédia que muitos brasileiros estão vivendo, sobretudo no Rio Grande do Sul”, diz Ventura na publicação.
No vídeo, Ventura afirma que Portugal preparou 120 toneladas de material para ser enviado ao Brasil e servir de apoio e ajuda aos brasileiros afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O parlamentar mencionou que inicialmente havia 150 toneladas de material disponível. No entanto, até agora aproximadamente 30 toneladas desse material acabaram estragando devido à demora para ser entregue.
“Temos 120 toneladas de apoio, de material de apoio, prestes e pronto a ser entregue para os nossos companheiros brasileiros. E a ajuda não sai de Portugal. Está pronta, está disponível, vai se estragar em grande parte se não for entregue. Só que o governo brasileiro não quer que Portugal envie por uma razão: para esconder aquilo que tem sido sua falha. A TAP [TAP Air Portugal, companhia aérea] já se disponibilizou para enviar as coisas, só estamos à espera que alguém faça alguma coisa”, diz Ventura no vídeo.
“O governo brasileiro está tentando esconder aquilo que se passa. Está tentando evitar ajuda internacional, está tentando apoiar internamente as pessoas para não reconhecer a sua falha e nós não podemos permitir que isso aconteça”, diz o parlamentar.
“Eu insto o governo português e o governo brasileiro a aceitarem esta ajuda, que será fundamental para salvar vidas, para ajudar famílias, muitas delas como crianças, como bebês e a quem nós não podemos virar a cara. É este o meu apelo, espero que todos compreendam que a política não pode estar acima das pessoas”, afirma Ventura.
Na publicação, Ventura não detalhou quais materiais fazem parte desta ajuda.
Em resposta à Gazeta do Povo, enviada nesta segunda-feira (13), o governo brasileiro chamou as acusações do líder do Chega de “falsas”.
“É falsa a totalidade do que dizem o post e o vídeo do político português de extrema direita, feitos apenas para procurar espalhar desinformação sobre a atuação do governo brasileiro”, disse a Secretaria de Comunicação do Governo Federal na resposta.
“O Ministério de Portos e Aeroportos e a Receita Federal divulgaram na última sexta-feira (10), informações detalhadas sobre o processo de negociação da logística e dos trâmites alfandegários envolvidos no transporte dessas doações ao Brasil”, acrescenta a resposta.
Nos links enviados na reposta, o governo listou ações e orientações para o processo de recebimento de ajuda do exterior para o Rio Grande do Sul. Também encaminhou uma nota sobre ter flexibilizado regras para o RS receber doações internacionais de produtos usados e uma nota sobre ter iniciado uma "força-tarefa" para transportar produtos doados para a população do RS na embaixada e no consulado do Brasil em Portugal.