Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Impasse

Deputados americanos falham em eleger presidente da casa após três tentativas no mesmo dia

Kevin McCarthy
Kevin McCarthy, líder do Partido Republicano, luta para convencer minoria rebelde de companheiros a elegê-lo para a presidência da casa baixa do legislativo. (Foto: EFE / Jesús Rosales)

Ouça este conteúdo

Os novos deputados americanos, escolhidos nas eleições de meio de mandato há oito semanas, falharam três vezes nesta terça (3) na tentativa de chegar a um consenso sobre quem presidirá a casa. A Câmara do país decidiu adiar a eleição de seu presidente até meio dia de quarta-feira. Apesar do novo comando de uma pequena maioria do Partido Republicano, o líder do partido, Kevin McCarthy (Califórnia), não conseguiu seduzir uma ala de seus membros. Essa ala preferiu o deputado Jim Jordan, de Ohio, ou outros nomes como Andy Biggs (Arizona) e Byron Donalds (Flórida). Alguns chegaram a votar em Lee Zeldin (Nova York), cujo mandato terminou no mesmo dia.

É a primeira vez que os deputados americanos precisam de um segundo turno para escolher o líder da casa desde 1923. Donalds, que trocou seu voto de McCarthy para Jordan na terceira rodada de votação, explicou nas redes sociais que “a realidade é que o deputado Kevin McCarthy não tem os votos”, propondo que a base se reúna antes de votar mais vezes. O líder do partido precisava de 218 votos, mas perdeu 19 com os rebeldes na primeira rodada. O número de rebeldes cresceu até a terceira.

Ken Buck, republicano do Colorado, votou três vezes em McCarthy, mas disse a repórteres que poderá mudar de ideia. Houve uma reunião a portas fechadas antes das votações. Segundo o National Review e a CNN, a reunião foi tensa e McCarthy teria dito que tinha desistido de negociar com seus detratores dentro do partido. Os opositores internos, que agora seriam 20, também se radicalizaram contra ele.

O consenso amplo é salutar justamente por causa de a maioria conquistada pelo Partido Republicano ter sido tão pequena sobre o Partido Democrata: apenas dez deputados a mais. A casa tem 435 assentos votantes. Os republicanos esperavam uma vitória muito melhor nas eleições de meio de mandato. Donald Trump e seus apoiadores levaram a culpa pela vitória mambembe até em uma capa do jornal conservador New York Post. Ro Khanna, deputado democrata moderado (Califórnia) que converge com Trump em questões como o retorno dos empregos industriais aos Estados Unidos, disse no podcast da jornalista Bari Weiss que o eleitorado se cansou do radicalismo de Trump e seus apoiadores, especialmente sua insistência que a eleição presidencial de 2020 teria sido fraudulenta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.