Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
América do Sul

Deputados venezuelanos que tentaram bloquear parlamento sofrem sanções dos EUA

O deputado Luis Parra discursa após tomar posse como presidente da Assembleia Nacional na Venezuela, em Caracas, 5 de janeiro de 2020. Parra se declarou chefe do parlamento, enquanto Guaidó e deputados de oposição foram impedidos de entrar na AN (Foto: Federico Parra / AFP)

Os Estados Unidos impuseram sanções nesta segunda-feira (13) contra sete aliados do ditador Nicolás Maduro na Venezuela que impediram a entrada de deputados opositores na Assembleia Nacional para a eleição de uma nova mesa diretora.

Em 5 de janeiro, forças de segurança impediram a entrada no congresso de Juan Guaidó, presidente da AN que buscava a reeleição, e de seus aliados. No interior do parlamento, deputados chavistas e alguns outros elegeram Luis Parra em uma sessão esvaziada e cheia de irregularidades. Os parlamentares de oposição realizaram outra sessão na sede do jornal El Nacional e reelegeram Guaidó.

"Esses indivíduos associados a Maduro tentaram sitiar o palácio da Assembleia Nacional e realizar uma eleição não sancionada constitucionalmente para impedir a maioria dos legisladores venezuelanos legítimos de votar", afirma nota divulgada pelo Departamento de Estado dos EUA.

"O Tesouro designou sete funcionários corruptos da Assembleia Nacional que, a pedido de Maduro, tentaram bloquear o processo democrático na Venezuela", disse o secretário Steven T. Mnuchin. "Esses e outros funcionários designados podem ter as sanções removidas se ficarem do lado do povo da Venezuela e de Juan Guaidó como seu líder legítimo."

Além de Luis Parra, receberam sanções da Secretaria do Tesouro dos EUA outros seis deputados: José Gregorio Noriega Figueroa; Franklyn Leonardo Duarte; José Dionisio Brito Rodriguez; Conrado Antonio Pérez Linares; Adolfo Ramón Superlano e Negal Manuel Morales Llovera. Eles passam a integrar a lista de pessoas e empresas que não podem fazer negócios com entidades dos EUA e sofrem bloqueio de suas propriedades e recursos que estejam no país, enquanto as sanções estiverem em vigor. Além disso, entidades estrangeiras que fizerem negócios com as pessoas punidas podem sofrer sanções americanas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.