Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia

Desabamento em mina mata 27 no Afeganistão

Policial afegão fica de guarda próximo ao local onde houve o desabamento de uma mina de carvão, onde cerca de 60 trabalhadores ficaram presos | EFE/EPA/SAYED MUSTAFA
Policial afegão fica de guarda próximo ao local onde houve o desabamento de uma mina de carvão, onde cerca de 60 trabalhadores ficaram presos (Foto: EFE/EPA/SAYED MUSTAFA)

O desabamento de uma mina de carvão neste sábado na província de Samangan, no norte do Afeganistão, deixou pelo menos 27 mortos e dezenas de feridos. Cerca de 60 trabalhadores ficaram presos na mina.

O porta-voz do Ministério de Minas e Petróleo, Mohammad Rafi Sediqi, disse que a operação de resgate seria encerrada na tarde de domingo. Segundo ele, as autoridades estão investigando se houve alguma sabotagem por parte da guerrilha Taleban, que, de acordo com moradores locais, teria um grupo atuando na região. "Isso não está claro neste momento. Estamos trabalhando nisso", afirmou o porta-voz.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, se disse desolado com a perda de vidas e pediu que o ministério tome medidas para evitar a repetição de acidentes como esse.

No começo deste ano, o ministro de Minas e Petróleo, Wahidullah Shahrani, disse que a receita obtida com minerais, petróleo e gás poderá representar até 45% do PIB do Afeganistão na próxima década. O país tem depósitos de cobre, ferro e ouro, além de petróleo e gás. Mas mais de 30 anos de guerra quase contínua, a incerteza quanto ao marco legal para a atuação de empresas estrangeiras e sobre o futuro do país têm desencorajado investidores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.