Ao menos 42 pessoas morreram e outras 39 ficaram feridas após o desabamento de um prédio de cinco andares em Mumbai, na Índia. O imóvel, no qual viviam 21 famílias, sucumbiu no começo da manhã de sexta-feira, quando muitos dos moradores ainda dormiam, informou o chefe da unidade de controle de desastres, Mahesh Narvekar. De acordo com moradores, entre 83 e 89 pessoas estavam no edifício.
As autoridades enviaram máquinas pesadas para o local do acidente, no sul de Mumbai, para facilitar os trabalhos das equipes de salvamento. Durante o primeiro dia foram encontrados 13 corpos.
O caos e a confusão aumentaram na medida em que os familiares dos moradores do prédio chegavam ao local e questionavam as forças de emergência sobre os locais para onde foram transferidos os mortos e feridos.
Unidades dos bombeiros e quatro ambulâncias foram enviadas até os escombros e transferiram os resgatados com vida para os dois hospitais mais próximos, segundo o jornal local DNA.
O edifício residencial, construído pela corporação municipal há 30 anos e habitado em sua maioria por funcionários locais, estava situado muito perto do mercado de Babu Genu, na área metropolitana de Mazgaon.
De acordo com relatórios aos quais teve acesso a imprensa local, o imóvel estava prestes a ruir e precisava de reforma urgente.
A Administração de Mumbai anunciou uma compensação para as famílias dos mortos no valor de 200 mil rúpias (US$ 3.250) e o prefeito da cidade, Sunil Prabhu, garantiu que os culpados pelo acidente serão levados à Justiça.
A prefeitura apresentou uma denúncia contra um decorador que supostamente realizou algumas modificações no térreo do edifício, divulgou a agência indiana PTI.
Risco frequente
Os desabamentos em áreas urbanas são frequentes na Índia, pois, na maior parte das obras, são utilizados materiais de péssima qualidade e as mesmas não obedecem à legislação. Este é o segundo grande desabamento em Mumbai neste ano: em junho, dez pessoas morreram em um desmoronamento na cidade. Em abril, 74 pessoas foram vítimas da queda de um edifício ilegal na cidade de Thane, muito próxima de Mumbai.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais