As emissoras americanas NBC News e CNN informaram nesta terça-feira (23) que o governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciará na quarta (24) sua candidatura à presidência dos EUA.
O anúncio da candidatura do político republicano, de acordo com as emissoras, será feito em uma conversa com o dono do Twitter, Elon Musk. A conversa vai ocorrer no Twitter Spaces, às 19 horas (horário de Brasília), e será moderada pelo empresário da tecnologia David Sacks.
Em contato com a CNN, Elon Musk confirmou publicamente a conversa. “Vou entrevistar Ron DeSantis, e ele tem um grande anúncio a fazer. Será a primeira vez que algo assim acontecerá nas redes sociais, com perguntas e respostas em tempo real, sem roteiro”, afirmou Musk, acrescentando que não planejava endossar um candidato neste momento.
DeSantis atualmente é visto como um dos principais rivais do ex-presidente Donald Trump na disputa pela indicação do Partido Republicano. Pesquisas mostram que Trump ainda lidera as preferências dos republicanos, mas o governador da Flórida vem ganhando terreno entre os conservadores, que admiram sua postura desafiadora contra políticas de enfrentamento à Covid-19 que considerou abusivas e a esquerda.
É esperado que a formalização da sua pré-candidatura ocorra ainda nesta semana, com o envio da papelada à Comissão Eleitoral Federal, e um anúncio formal está planejado para a próxima semana em sua cidade natal, Dunedin, na Flórida.
De acordo com a CNN, a ideia da equipe do governador é fazer uma blitz "implacável" no mapa político atual, projetando um espaço para colocar DeSantis rapidamente diante de milhares de eleitores nas primárias e provocar contrastes entre o governador de 44 anos e as campanhas de seus rivais mais velhos - Trump e o presidente Joe Biden.
DeSantis também pretende se posicionar à direita de Trump em questões como aborto, armas e imigração. O governador da Flórida já conta com o apoio de dezenas de seus principais arrecadadores de fundos e doadores.
O vencedor das primárias republicanas deve enfrentar em novembro de 2024 o atual presidente democrata Joe Biden, cuja candidatura à reeleição foi confirmada no mês passado.
Além de Trump e DeSantis, outros quatro integrantes do Partido Republicano já confirmaram que participarão das primárias: Asa Hutchinson, ex-governador do Arkansas; Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul; o empresário Vivek Ramaswamy; e o senador Tim Scott, da Carolina do Sul.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo