Veligonda (Folhapress) 77 pessoas morreram pelo menos ontem quando um trem com 1.100 passageiros a bordo descarrilou e caiu em um rio no sul da Índia. A expectativa era de que o saldo de mortos subisse, pois muitas pessoas ainda estavam presas nas ferragens.
O acidente ocorreu em Veligonda, no Estado de Andhra Pradesh. O rio local transbordou devido às fortes chuvas, e a enchente retirou os trilhos do lugar. "Até agora, 77 corpos foram retirados dos destroços. A operação de busca prossegue, disse Thomas Verghese, administrador geral de ferrovias do sul da Índia. O trem tinha 17 vagões, além da locomotiva. Não é possível saber com exatidão quantos passageiros estavam nos sete vagões atingidos. No fim da tarde, cerca de cem pessoas haviam sido resgatadas e levadas de helicóptero para hospitais em Hyderabad, capital do Estado, a 80 km do local.
Dezenas de outras ainda estavam presas nas ferragens, enquanto soldados e moradores da região tentavam abrir os vagões acidentados para resgatá-los. Mergulhadores do Exército indiano e voluntários buscavam sobreviventes e corpos no rio. "Estávamos dormindo profundamente quando acordamos com um barulho alto e um forte impacto. De repente o trem estava debaixo dágua, disse P. Ramesh, que perdeu a mulher, o irmão e outros cinco membros de sua família no acidente. "Estava completamente escuro, e as pessoas gritavam. Eu consegui subir para fora do vagão, mas outros não tiveram a mesma sorte. Ainda estão lá dentro.
Funcionários da ferrovia conectaram uma locomotiva na traseira do trem e levaram os outros dez vagões para um trecho seguro dos trilhos. Mas as operações de resgate foram prejudicadas pelas inundações na região, onde várias estradas tiveram o tráfego interrompido. Os congestionamentos se estendiam por quilômetros nas estradas que levam a Veligonda, dificultando a chegada de ambulâncias e outros veículos de resgate ao local do acidente.
Chove há mais de uma semana sem parar no sul da Índia. Pelo menos 90 pessoas morreram em Andhra Pradesh e nos Estados vizinhos de Tamil Nadu e Karnataka. A maioria foi vítima de afogamento, e outros, do desabamento de casas em regiões de encostas. Só em Veligonda, pelo menos três represas romperam.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião