Um adolescente de 14 anos que morreu no domingo à noite em um hospital do sudeste da Turquia não tinha gripe aviária, apesar de apresentar os sintomas da doença, segundo demonstraram as análises feitas hoje em um laboratório de Ancara.
O caso de Mohammed Ali Kocygit preocupou a sociedade turca, pois se temia que tanto ele como seus três irmãos, todos hospitalizados no mesmo centro, tivessem a gripe aviária.
O adolescente foi internado junto com três de seus irmãos, todos eles originais da cidade de Dogubeyazit, na província de Agri, depois que repentinamente se sentiram mal ao comer um frango supostamente doente.
O pai dos quatro meninos, de 6 a 15 anos, reconheceu que lhes deu um frango que adoeceu e morreu junto com outros de sua criação. Os meninos adoeceram logo após comer a ave, e uma das moças, de 15 anos, está em estado grave.
Também há outras duas crianças da mesma cidade hospitalizadas por comer frangos doentes, mas seu estado não é tão grave, segundo fontes médicas.
O Ministério da Saúde da Turquia publicou uma declaração escrita na qual lembra que ainda não foram detectados casos de gripe aviária no país.