Estátuas de até cinco toneladas e atribuídas a um dos maiores faraós do Egito antigo, Ramsés II, foram encontradas no Nordeste do Cairo, disse neste domingo um comunicado do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.
Ramsés II governou o Egito de 1304 a 1237 A.C., durante uma era de grande expansão militar, erguendo estátuas e templos em sua própria homenagem em toda a região. Ele é considerado pela tradição o faraó mencionado na história bíblica de Moisés.
"Muitas partes das estátuas de granito vermelho foram encontradas, e a mais importante delas tem traços próximos a Ramsés. A estátua precisa de um pouco de restauração e pesa entre quatro e cinco toneladas", disse Zahi Hawass, do conselho, segundo o comunicado.
Também foram encontradas uma cabeça real, pesando de duas a três toneladas, e uma estátua sentada de 5,1 metros de altura, com inscrições com o nome de Ramsés II.
As descobertas foram feitas em um templo dedicado ao Sol a Nordeste do Cairo, na antiga Heliópolis - região conhecida nos tempos antigos pelo culto ao astro e onde o conselho afirma ter sido inventado um calendário com base no ano solar.