Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cairo

Descobertas estátuas de Ramsés II

Peças de granito vermelho de até cinco toneladas são encontradas no Templo do Sol, no Cairo. Governante do Egito de 1304 a 1237 A.C., ele seria o faraó mencionado na história bíblica de Moisés

Estátuas de até cinco toneladas e atribuídas a um dos maiores faraós do Egito antigo, Ramsés II, foram encontradas no Nordeste do Cairo, disse neste domingo um comunicado do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Ramsés II governou o Egito de 1304 a 1237 A.C., durante uma era de grande expansão militar, erguendo estátuas e templos em sua própria homenagem em toda a região. Ele é considerado pela tradição o faraó mencionado na história bíblica de Moisés.

"Muitas partes das estátuas de granito vermelho foram encontradas, e a mais importante delas tem traços próximos a Ramsés. A estátua precisa de um pouco de restauração e pesa entre quatro e cinco toneladas", disse Zahi Hawass, do conselho, segundo o comunicado.

Também foram encontradas uma cabeça real, pesando de duas a três toneladas, e uma estátua sentada de 5,1 metros de altura, com inscrições com o nome de Ramsés II.

As descobertas foram feitas em um templo dedicado ao Sol a Nordeste do Cairo, na antiga Heliópolis - região conhecida nos tempos antigos pelo culto ao astro e onde o conselho afirma ter sido inventado um calendário com base no ano solar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.