Arqueólogos egípcios descobriram as primeiras três tumbas de dentistas da época dos faraós, numa localidade situada a cerca de 25 quilômetros a sudoeste do Cairo.
A descoberta foi anunciada pelo Conselho Supremo de Antigüidades (CSA), num comunicado que explica que as três sepulturas foram encontradas em escavações feitas em Saqara e que datariam do Império Antigo (2575-2150 a.C.).O local onde foi encontrada uma das tumbas - Reuters
Saqara é um grande cemitério da cidade de Menfis, antiga capital do Egito.
- Essas tumbas pertencem a um rei que governou no final da quarta e no princípio da quinta dinastia faraônica e foram construídas com blocos de tijolo cru e pedra calcária - afirmou o secretário-geral da CSA, Zahi Hawass.
Uma destas sepulturas, pertencente a "E e Mery", que foi o chefe dos dentistas do faraó, tem uma entrada que conduz a um salão retangular similar a um corredor e que contém duas pequenas antecâmaras com cenas da vida cotidiana esculpidas em seus muros.
Hawass destacou que no chão de uma das antecâmaras há uma passagem que leva ao poço das oferendas, o qual tem duas aberturas. Uma leva a uma porta falsa, enquanto a outra conduz à câmara funerária.
Entre as cenas esculpidas dentro da tumba se destaca a da porta falsa, que representa um crocodilo e uma serpente devorando as pernas de uma pessoa. Isso era comum no Império Antigo e tinha o objetivo de afugentar saqueadores.
Além disso, o segundo templo, que pertenceu a um dentista identificado como "Ka m Su", é de forma retangular, e em seu interior foram encontrados os vestígios de uma estátua dele com seu filho. Também foi descoberto um corredor com várias portas falsas esculpidas nas paredes e um poço escavado na rocha, onde foram achadas ossadas humanas, acrescentou Hawass.
Na terceira tumba, que pertenceu a um dentista chamado "Resem", há um altar de oferendas e uma porta fictícia com as imagens esculpidas do morto com sua filha.
Leia mais: O Globo Online / EFE
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas