Um gene que pode regular a reação do corpo à insulina foi associado à obesidade e ao diabete tipo 2, disseram pesquisadores da França e da Grã-Bretanha nesta segunda-feira. A descoberta ajuda a explicar por que o excesso de peso pode provocar o diabete tipo 2, que surge na idade adulta, segundo artigo publicado nesta semana pela revista "Nature Genetics".Ela também pode levar no futuro a novos tratamentos para esses problemas, que ameaçam cada vez mais pessoas no mundo.
- Embora a descoberta não vá levar a uma 'pílula mágica' para a cura da obesidade e do diabete tipo 2, ela vai ajudar a identificar grupos e indivíduos com risco agravado - disse Philippe Froguel, que comandou a equipe do Colégio Imperial de Londres, do Instituto Pasteur de Lille (França) e de outras entidades. - Se pudermos identificar os que estão sob risco em uma idade mais precoce, pode ser possível tomar medidas preventivas mais cedo e reduzir o ônus à saúde causado pela obesidade em etapas posteriores da vida.
Froguel e seus colegas começaram com 62 famílias propensas obesidade e ao diabete. Eles encontraram um gene chamado ENPP1, que parecia similar entre as famílias.