Pasadena, EUA (AE/AP) – Astrônomos informaram ter encontrado evidência de dois sistemas solares gigantescos – estrelas gigantes envolvidas pelo que parecem ser enormes discos de poeira, material da formação de planetas. Acredita-se que a presença de discos translúcidos ao redor de estrelas represente a existência de planetas – no presente ou no futuro. Nosso Sol é cercado pelo Cinturão de Kuiper, um disco de poeira, asteróides e cometas.

CARREGANDO :)

Astrônomos dizem que a descoberta recente surpreende porque pensava-se que estrelas tão grandes fossem inóspitas para o processo de formação planetária. "Nossos dados sugerem que o nascimento de planetas pode ser resistente do que se acreditava, ocorrendo mesmo ao redor das estrelas mais massivas", declarou Joel Kastner, do Instituto de Tecnologia de Rochester.

Os resultados das observações estão publicados no Astrophysical Journal Letters. As estrelas pesquisadas têm de 40 a 70 vezes a massa do Sol. Por conta disso, os cientistas dizem que os discos devem ser versões maiores do Cinturão de Kuiper, e provavelmente conter 10 vezes mais massa. As estrelas foram descobertas com o uso do Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, durante uma pesquisa com 60 estrelas brilhantes.

Publicidade