As autoridades do Iraque desmantelaram uma suposta célula terrorista que aparentemente usava gases químicos em seus ataques no Iraque e que exportava as substâncias para países vizinhos e europeus, informou neste sábado a imprensa local.
Segundo a televisão estatal "Al-Iraquiya", que cita o Ministério de Defesa, "os órgãos de segurança detiveram um grupo terrorista que usa material químico e gás tóxico em suas operações no país".
Além disso, a célula terrorista estaria planejando fazer ataques com essas substâncias sobre membros da majoritária comunidade xiita usando aviões de brinquedo.
Em comunicado divulgado poucas horas depois, o Ministério iraquiano de Defesa explica que uma força da Direção de Serviços Secretos Militares deteve a célula, composta por cinco pessoas, após segui-la por três meses.
O grupo se especializou na elaboração de compostos químicos como gases sarin e de mostarda, segundo confessaram os detidos, tinham a intenção de usá-los dentro do Iraque e depois em ataques em cidades de países vizinhos.
A nota detalha que o material químico foi apreendido nos dois lugares onde eram fabricados, um em Bagdá e outro em uma província.
O Iraque é testemunha há meses de um aumento da violência de natureza sectária, que só no mês passado matou mais de mil pessoas, no maio mais sangrento em mais de cinco anos, segundo estatísticas da ONU.
Deixe sua opinião