Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Venezuela

Desmobilizada, oposição a Chávez racha

Caracas – Enquanto Hugo Chávez impulsiona a criação de um partido socialista unificado, a oposição, em crise e desmobilizada, se fragmenta cada vez mais.

Ontem, um grupo de altos dirigentes deixou o Primeiro Justiça, um dos principais partidos da nova oposição venezuelana. Os dissidentes são liderados por Leopoldo López, prefeito do rico município de Chacao, uma espécie de distrito de Caracas e tradicional reduto da oposição.

De acordo com López, o motivo da saída é a "busca por pluralidade’’. Ele disse que está conversando com líderes de outros partidos oposicionistas, entre os quais o Um Novo Tempo (UNT), do ex-candidato a presidente e governador Manuel Rosales.

Apesar das recentes medidas polêmicas de Chávez, a oposição, sem representantes no Congresso após um boicote eleitoral, não conseguiu até agora promover nenhuma mobilização em massa, como no passado. Ao mesmo tempo em que os oposicionistas se desmobilizam, os chavistas se fortalecem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.