JOHANESBURGO - A destruição de áreas pantanosas em várias parte do mundo está contribuindo para a ocorrência de desastres como enchentes e secas e para que faltem alimentos em algumas regiões, disseram ambientalistas nesta quinta-feira.
- Segundo uma estimativa conservadora, cerca de 50% das terras pantanosas do mundo desapareceram. Isso inclui rios, brejos, charcos, pequenos lagos e sistemas de mangue - afirmou Jane Madgwick, do grupo Wetlands International. - Esses são considerados os ecossistemas mais ameaçados do mundo e a degradação deles pode tornar mais severos os desastres naturais e prejudicar ainda mais os pobres - acrecentou Madgwick.
Na cidade St. Lucia, na África do Sul, está acontecendo uma conferência internacional sobre o assunto. Quinta-feira é o Dia Mundial das Terras Pantanosas.
As populações pobres sofrem mais com a degradação porque isso lhes nega, com freqüência, o acesso à água potável ou a fontes de água para irrigar suas pequenas plantações, o que aumenta o perigo de essas pessoas ficarem sem alimentos.
As terras pantanosas sofreram com várias práticas, entre as quais a drenagem para dar lugar a áreas de cultivo e a áreas urbanas.