Cerca de 40 ônibus cheios de imigrantes faziam fila para entrar na Croácia, vindos da Sérvia, neste domingo, com a viagem para a Europa ocidental demorando ainda mais por causa de um desvio através da Eslovênia, à medida que as condições do tempo pioram.
Muitos passaram a noite nos ônibus, agasalhados e enrolados em cobertores para se proteger do frio do outono. Eles acordaram em meio a uma neblina densa.
“Essa parte da viagem durou 20 horas, e estamos aqui por quase 12 horas”, disse Khair, 40 anos, ex-gerente de vendas de Damasco, na Síria. “O que podemos fazer? Estamos aqui e temos que esperar.”
A Hungria fechou a fronteira com a Croácia para imigrantes à meia-noite de sexta-feira, os obrigando a ir para o oeste, para a Eslovênia.
Cerca de 3.000 pessoas entraram na Eslovênia no sábado, na rota para a Áustria e a Alemanha. No entanto, autoridades na Eslovênia disseram que planejavam limitar o fluxo para 2.500 por dia, em sintonia com a capacidade do país de registrar e alojar os imigrantes.
Isso ameaça criar um gargalo na Croácia e na Sérvia, que nas últimas semanas tiveram mais de 5.000 imigrantes cruzando as suas fronteiras por dia.