Ouça este conteúdo
O funeral de Estado da rainha Elizabeth II será realizado no dia 19 de setembro, às 11 horas (7 horas, no horário de Brasília), na Abadia de Westminster, em Londres, anunciou neste sábado o Palácio de Buckingham. Essa data, uma segunda-feira, também será feriado em todo o Reino Unido, conforme autorizou neste sábado o novo rei, Charles III, em uma de suas primeiras ordens. Antes do funeral, haverá um velório de quatro dias no Westminster Hall, o edifício mais antigo do complexo do Parlamento, onde o público poderá prestar homenagens.
É esperada a presença de diversos líderes mundiais, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e de representantes de casas reais no funeral de Elizabeth II, que morreu na quinta-feira passada, no castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está avaliando a possibilidade de estar presente – no dia seguinte ao funeral, ele tem de estar em Nova York para o discurso que abre a Assembleia Geral das Nações Unidas.
De acordo com um comunicado que estabelece a programação para os próximos dias, o corpo de Elizabeth II está atualmente no salão de baile do Castelo de Balmoral, de onde será levado no domingo, dia 11, para o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo. Lá, ficará na Sala do Trono até a tarde de segunda-feira, dia 12, quando será levado em procissão para a Catedral de Santo Egídio, na capital escocesa. O rei Charles III e membros da família real participarão da procissão e de uma cerimônia na catedral para receber o caixão, que permanecerá em velório para que os escoceses possam se despedir da soberana.
Um dia depois, na terça-feira, 13 de setembro, o caixão viajará do aeroporto de Edimburgo em avião da Força Aérea Real para Northolt, a oeste de Londres, acompanhado pela princesa Anne, filha de Elizabeth II, e de lá para o Palácio de Buckingham de carro. Na tarde de quarta-feira, dia 14, os restos mortais serão transportados em procissão de ônibus da Artilharia Real até Westminster, onde o velório começará até o funeral de Estado no dia 19. Uma vez em Westminster Hall, o arcebispo de Cantuária, primaz da Igreja Anglicana, conduzirá uma cerimônia na qual o rei e a sua família estarão presentes.
Na manhã de 19 de setembro, o caixão será transportado em procissão pelos poucos metros entre o Parlamento e a Abadia de Westminster para o serviço fúnebre. Depois, será levado para Wellington Arch e de lá para a Capela de São Jorge no Castelo de Windsor, nos arredores de Londres, ao longo de um caminho conhecido como “Long Walk” (“longa caminhada”), onde ocorrerá uma última cerimônia religiosa antes do enterro.