Autoridades mexicanas continuam as buscas em outras propriedades de criminosos na região| Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ouça este conteúdo

Autoridades do México informaram no início deste semana a descoberta de dezenas de cadáveres desmembrados, embalados e congelados em geladeiras de casas do crime organizado em Veracruz, estado do leste do país, que vive uma crise de violência perpetrada por grupos criminosos.

CARREGANDO :)

Relatórios policiais indicam que os restos mortais, ainda não quantificados, estavam em dois esconderijos operados por facções no município de Poza Rica, uma região petrolífera.

Autoridades ministeriais e peritos realizam um trabalho de identificação forense para determinar um número aproximado de vítimas.

Publicidade

Embora o incidente tenha sido relatado nessa segunda-feira (14), a descoberta ocorreu no domingo, quando integrantes do Exército mexicano, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Procuradoria-Geral do Estado realizaram buscas em propriedades utilizadas para cometer crimes naquela área.

As autoridades continuam operando em diferentes propriedades de Veracruz em busca de mais casas e restos humanos, já que as primeiras constatações sugerem que provavelmente mais vítimas serão localizadas.

A organização civil Causa en Común, dedicada a documentar casos de violência extrema, colocou Veracruz em primeiro lugar no México com maior número de vítimas de atos de violência extrema e de alto impacto, com 899 vítimas desse tipo de ato.

Nas últimas duas décadas, o estado sofreu com a violência relacionada à operação de cartéis de drogas, que diversificaram suas atividades em sequestros, tráfico de migrantes e extorsão.

De 2018 até março deste ano, Veracruz manteve o primeiro lugar com o maior número de sepulturas clandestinas em todo o país.

Publicidade

Dados do Relatório de Estratégia de Segurança Pública revelaram que a região registrou um total de 335 valas clandestinas, correspondendo a 11,97% das valas em todo o país.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]