Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arizona

Dezenove bombeiros morrem em incêndio florestal nos EUA

Morte dos bombeiros é a pior tragédia florestal registrada em 30 anos nos EUA | REUTERS/Arizona State Forestry Division/Handout
Morte dos bombeiros é a pior tragédia florestal registrada em 30 anos nos EUA (Foto: REUTERS/Arizona State Forestry Division/Handout)

Dezenove bombeiros morreram na noite do domingo em um incêndio florestal registrado no estado do Arizona, segundo informaram vários meios de comunicação americanos.

Fontes oficiais do estado do Arizona, na fronteira com o México, informaram da morte dos bombeiros na pior tragédia florestal registrada em 30 anos nos EUA.

Os bombeiros, pertencentes a um corpo de elite, ficaram presos pelo incêndio florestal que se propagou rapidamente com a ajuda de fortes ventos em uma área conhecida como Yarnell Hill.

O incêndio provocou, além disso, a evacuação de moradores da pequena cidade de Yarnell, situada a cerca de 130 quilômetros ao noroeste de Phoenix.

Pelo menos 200 das 500 casas dessa cidade ficaram danificadas pelo incêndio, que arrasou 800 hectares de floresta, segundo informou o porta-voz da divisão florestal do estado do Arizona, Mike Reichling, citado pela edição digital do jornal "The Arizona Republic".

Obama chama de heróis bombeiros mortos no Arizona

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chamou de heróis os 19 bombeiros que morreram no combate ao incêndio. As chamas foram provocadas por uma intensa onda de calor e estão sem controle.

Em comunicado, o mandatário lamentou as mortes dos agentes, que pertenciam a um corpo de elite criado pelo governo federal para lidar com os incêndios florestais no sudoeste americano. "Michelle e eu nos unimos a todos os americanos no envio de nossos pensamentos e orações às famílias desses valentes bombeiros."

Segundo Obama, o governo federal está ajudando e se mantém "em forte contato" com as autoridades estaduais e municipais para apoiar a luta contra incêndios "de alta periculosidade" que estão atingindo o Arizona, estado fronteiriço com o México, e outras partes do sudoeste do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.