Morte dos bombeiros é a pior tragédia florestal registrada em 30 anos nos EUA| Foto: REUTERS/Arizona State Forestry Division/Handout

Dezenove bombeiros morreram na noite do domingo em um incêndio florestal registrado no estado do Arizona, segundo informaram vários meios de comunicação americanos.

CARREGANDO :)

Fontes oficiais do estado do Arizona, na fronteira com o México, informaram da morte dos bombeiros na pior tragédia florestal registrada em 30 anos nos EUA.

Os bombeiros, pertencentes a um corpo de elite, ficaram presos pelo incêndio florestal que se propagou rapidamente com a ajuda de fortes ventos em uma área conhecida como Yarnell Hill.

Publicidade

O incêndio provocou, além disso, a evacuação de moradores da pequena cidade de Yarnell, situada a cerca de 130 quilômetros ao noroeste de Phoenix.

Pelo menos 200 das 500 casas dessa cidade ficaram danificadas pelo incêndio, que arrasou 800 hectares de floresta, segundo informou o porta-voz da divisão florestal do estado do Arizona, Mike Reichling, citado pela edição digital do jornal "The Arizona Republic".

Obama chama de heróis bombeiros mortos no Arizona

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chamou de heróis os 19 bombeiros que morreram no combate ao incêndio. As chamas foram provocadas por uma intensa onda de calor e estão sem controle.

Em comunicado, o mandatário lamentou as mortes dos agentes, que pertenciam a um corpo de elite criado pelo governo federal para lidar com os incêndios florestais no sudoeste americano. "Michelle e eu nos unimos a todos os americanos no envio de nossos pensamentos e orações às famílias desses valentes bombeiros."

Publicidade

Segundo Obama, o governo federal está ajudando e se mantém "em forte contato" com as autoridades estaduais e municipais para apoiar a luta contra incêndios "de alta periculosidade" que estão atingindo o Arizona, estado fronteiriço com o México, e outras partes do sudoeste do país.