O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, manteve um diálogo "construtivo" com o enviado do presidente norte-americano Barack Obama ao Oriente Médio, George Mitchell, sobre os esforços continuados para alcançar a paz com os palestinos, disse seu escritório nesta sexta-feira.
Um comunicado informou que a reunião de duas horas se concentrou "em medidas para levar adiante o processo de paz".
Netanyahu, cuja recusa de suspender a construção de assentamentos na Cisjordânia, criou uma tensão incomum com Washington, concordou em aprofundar as conversas nos próximos dias. O enviado norte-americano para o Oriente Médio e seus assessores devem se encontrar com uma equipe de conselheiros de Netanyahu no sábado.
Mitchell se encontrou mais tarde com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e reconheceu a jornalistas os desafios contínuos.
"Não subestimamos as dificuldades para nós ou as partes envolvidas, mas todos temos a obrigação de fazer tudo que pudermos para alcançar o objetivo de uma paz abrangente que seja boa para os palestinos, para os israelenses e todos na região", disse Mitchell.
Ele disse que os enviados palestinos e israelenses foram convidados a continuar suas consultas em Washington. O negociador-chefe dos palestinos, Saeb Erekat, disse a repórteres que vê essas conversas acontecendo "talvez nas próximas duas semanas".