John Kerry, secretário de Estado americano, anunciou ontem o início formal das negociações de paz entre israelenses e palestinos, afirmando que "todas as questões fundamentais estão sobre a mesa para a discussão".
O comunicado foi feito durante coletiva de imprensa transmitida pelo Departamento de Estado. Kerry estava ao lado de Tzipi Livni, ministra da Justiça de Israel, e Saeb Erekat, negociador-chefe palestino.
Segundo o secretário de Estado, ambas as partes concordaram em manter negociações contínuas durante nove meses, com o objetivo de chegar a um acordo final a respeito do conflito entre Israel e palestinos.
Durante esse período, ficou acordado que o conteúdo das discussões será mantido em segredo. "Sou o único autorizado a fazer comentários em público, o que significa que ninguém deve levar reportagens ou rumores em consideração a não ser que venham de mim", disse Kerry.
Segundo Erekat, "ninguém irá se beneficiar mais de um acordo do que os palestinos". "É chegada a hora de termos um Estado independente", disse.